BATISMO COM O ESPIRITO SANTO

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

"Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o

Espírito Santo, não muito depois destes dias". (Atos 1.5)

 

Uma das doutrinas principais das escrituras é o Batismo no Espírito Santo.

         1. O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?

         a) É um DOM

“...recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2:38).

“E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios” (Atos 10.45).

O que é um dom? Dom é um presente, dadiva, algo que foi dado. Não é um prêmio: um prêmio é uma recompensa dada pelo esforço ou mérito de alguém. Não é uma conquista, algo que adquirimos depois de caminhar anos com o Senhor. Não está ligado ao que eu faço ou a merecimento. (Ex.: corrida, se eu não merecer eu não ganho). Ao contrário, é de graça, é um presente, a virtude está em quem dá: Jesus.

         b) Uma Promessa

"E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne..." (At.2.17).

c) Revestimento de Poder

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49).

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).

 

2. COMO RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?

a) Estando na presença de Deus

“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes” (At 1.4).

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49).

b) Pela fé

“Perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam” (Atos 19.2,6).

Recebestes vós o Espírito Santo…?  (dúvida). Eles creram e foram batizados e quando Paulo impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito e, começaram a manifesta-lo falando em línguas e profetizando. Aí então não testava mais dúvida de que tinham, recebido o Espírito Santo.

“Para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito” (Gl 3.14).

Não é por um esforço mental, recitando alguma fórmula, repetindo uma oração, ou fazendo algum ritual. Devemos ouvir a palavra com fé e crer em Deus, que fez a promessa.

Pedir com fé (não o Espírito que já foi dado, mas a experiência, o batismo) “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis” (Marcos 11:24). Se render a Deus. Não resista. Deixe fluir, dando graças a Deus, louvando falando em línguas. Se tiver que ajoelhar, ajoelhe. Se quiser chorar, chore. Se quiser rir, ria. Não tenha vergonha, não tenha medo.

c) Buscando em oração

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7.7,8).

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (Atos 4.31).

 

3. OBJETIVOS DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

a) Para testemunharmos de Cristo

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” ( At 4.31; 33).

A finalidade deste batismo está prescrito na própria promessa de concessão: capacitar o crente para o trabalho divino. O crente, pois, corre um sério risco, uma vez batizado com o Espírito Santo, se não assumir uma vida de compromisso com o testemunho cristão. Paulo tinha o dever de testemunhar de Jesus em tão elevada conta, que chegou a dizer: "... ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Co 9.16).

 

4. O SINAL DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

a) O falar em línguas

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (At 2.4).

Na casa de Cornélio “E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus” (At 10.44-46).

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam” (At 19.6).

 

         BIBLIOGRAFIA:

         Paracletologia – FATEFAMA

         Batismo no Espírito Santo

Batismo com o Espírito Santo - LUIZ ANTONIO FERRAZ

Bíblia Sagrada

 

Editado e compilado por FÁBIO PEREIRA COLAÇO