NAMORAR OU FICAR???

CONVERSANDO UM POUCO SOBRE FICAR

 

FICAR?!?!

O que é ficar? Segundo o Dicionário Aurélio, FICAR na gíria brasileira é: Trocar carinhos sem compromisso de namoro.

Segundo a definição dos jovens, FICAR “é um relacionamento informal, rápido e descomprometido entre um rapaz e uma moça, durante o qual eles trocam carícias de intimidades variadas, e às vezes chegando eventualmente ao ato sexual".

Embora, aparentemente, haja muitas vantagens no “ficar", as desvantagens, especialmente para a mulher, são inúmeras também. Entre elas, podemos mencionar o fato de que ela vai ficar mal vista, mal falada, vai estar sujeita a uma gravidez indesejada, enfim muitas são as tristezas. É importante que você, mulher, se lembre de que não é um objeto descartável: usado agora, jogado fora depois.

Os jovens do mundo falam muito em ficar... Na escola, você parece ser a única pessoa que nem sabe o que é isso. E, quando os colegas não-crentes descobrem que você nunca ficou, pronto! Sua vida passa a ser um tormento. Por quê? Porque para eles não é normal você ainda não ter ficado com nenhuma pessoa e não perdem a oportunidade de rir disso. Entretanto, o jovem cristão, salvo em Jesus Cristo não deve ter o pensamento e o comportamento que vigoram no mundo.

“Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem” (Romano 1.32).

Mas para você, que é um crente, que procura fazer as coisas conforme ensina a Bíblia, o namoro deve estar diretamente ligado a um compromisso sério. A Palavra de Deus em nenhum momento nos ensina a sair por aí ficando com qualquer um, como acontece no mundo. Isso é pecado!

Sei que você pode estar dizendo: “contudo nenhum dos meus amigos(as) da escola foi assim. Eles(as) ficam quando querem”. Porém, não se esqueça: você não é desse mundo e está aqui para fazer a diferença, para ser o sal da terra “Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam” (Mateus 5.13).

Mas, o que é ser sal na terra? É não se comportar como todo mundo; é não fazer as coisas que todos fazem, só porque eles(as) fazem; é dar testemunho; é mostrar a todos que você não é mais um. Portanto, você deve ter um compromisso com Deus, temê-lo, fazer a vontade dEle e cuidar do seu corpo como um verdadeiro templo do Espírito Santo “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele” (1 Coríntios 6.19,20).

O mundo e a mídia teimam e irresponsavelmente, insistem em fazer apologia ao “ficar”; lembrem-se esses ensinamentos do mundo são contrários ao que Deus quer para a sua vida. Se o conceito de “ficar” tivesse a aprovação de Deus, você não acha que provavelmente Ele teria colocado uma meia dúzia de homens no mundo, além de Adão, para que Eva “experimentasse” cada um até decidir a quem iria namorar? Ou vice-versa.

  

PENSE NO FUTURO

Uma das principais características dos jovens que não procuram conhecer a vontade de Deus é a inconseqüência. Muitos, quando estão nessa fase, acreditam que as suas atitudes não trarão conseqüências no futuro. Mais tarde, “quebram a cara” e colhem os frutos de seus atos “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna”. (Gálatas 6.7,8). Nunca caia no erro de achar que as suas atitudes não terão repercussão no futuro. Não há como fugir disso.

Quem busca um compromisso sério rejeita pessoas que já estejam bastante “passadas”. Tenho a certeza de que você não quer experimentar o gosto amargo da rejeição. Ademais, a Bíblia diz que temos a obrigação de cuidar do nosso corpo, que é propriedade do Senhor “Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5.23). Temos que deixar a “casa” bem limpinha e cheirosa para que o Espírito Santo se sinta à vontade e goste de morar nela.

Se começarmos a trazer sujeira – coisas que não agradam a Deus – para dentro de nossa casa (corpo), o Espírito Santo vai embora. E isso é muito grave. Não vale a pena, nem de longe, trocar a presença dEle por uma “ficada”. Eu sei que fazer isso não é fácil, que nós falhamos, que não somos perfeitos... Eu sei. Mas também sei que quando a gente quer, a gente consegue.

Saber por que muitos não têm conseguindo? Porque muitos jovens cristãos estão se esquecendo de ler a Bíblia e procurando o caminho mais fácil, de se deixar levar pela corrente. E quem escolhe ser um cristão de verdade – autentico, e não hipócrita – tem de se posicionar.

Posicione-se. Mostre ao mundo quem você é. Seja autentico! Deus gosta de quem é corajoso e não tem vergonha de mostrar que pensa diferente. Faça resplandecer a luz que há em você para as outras pessoas Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (Mt 6.16).

Quando você é um crente de verdade, tem de ser em todas as áreas da vida: na rua, na escola, no trabalho e no namoro também. Não dá pra dizer: “Ah, Deus, até aqui o Senhor vai tá? Mas nesse negócio de namorar é comigo só”. Deus quer partilhar de TODA a sua vida, não apenas de uma parte.

 

UMA DICA

Se os jovens a sua volta ficam fazendo pressão para você ficar com alguém, não aceite a pressão; os jovens que não servem a Jesus, infelizmente, se comportam de um modo inadequado: “ficam” com todos, e acham isso a coisa mais normal do mundo.

Porém, repito: você é diferente. Não tenha medo de falar: “Não quero fazer isso. Ficar por ficar não está com nada!” Seja firme e você verá que logo, logo, eles vão parar de perturbá-lo. E, se não pararem, considere a possibilidade de fazer novas amizades. Afinal, também não pega bem para você ficar andando com esse tipo de pessoa, não é verdade? Reflita no diz a Palavra de Deus “Para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu” (Filipenses 2.15).

Agora se você disposto a encarar um namoro e se sente maduro para assumir um compromisso visando ao casamento, observe algumas dicas importantes abaixo:

 

1. Sem Negociações

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2 Coríntios 6.14).

Antes de tudo, procure saber se a pessoa é um cristão de verdade, se demonstra, com as atitudes, que serve a Deus. Não adianta ser daquelas que só vão a igreja de vez em quando, e não querem compromisso com o Senhor. Se já “de cara” a pessoa mostrar que não está interessado em compromisso com a obra de Deus, você acha que ela vai querer algo serio com você? Imagina!!!

Não se engane. Deus tem a pessoa certa para você e, com certeza, esse alguém a acompanhará nos trabalhos da igreja e a incentivará a servir ao Senhor. Se a pessoa não se encaixa nesse perfil, vai um aviso: “Saia fora dessa!” Se não for cristão, então, nem preciso me alongar, não é mesmo? E não adianta ficar tentando dar jeitinho, achando que só porque a pessoa disse que vai começar a freqüentar a igreja, isso quer dizer que vá se converter de verdade.

Não corra riscos. Não aja em desacordo com a Palavra de Deus. Você tem o livre-arbítrio, a livre-escolha, mas o preço a pagar por uma decisão fora da vontade de Deus é muito alto. Não vale a pena trocar Jesus por namoro, por mais lindo e maravilhoso que ele seja.

 

2. Que Tal Orar?

“Então Gideão disse: — Ó Deus, tu disseste que queres me usar para libertar o povo de Israel. Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel. O que ele disse aconteceu. Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água que deu para encher uma tigela. Então ele pediu a Deus: — Não fiques zangado comigo. Mas deixa que eu fale só mais uma vez. Deixa, por favor, que eu faça mais uma prova com a lã. Que desta vez a lã fique seca, e que haja orvalho somente no chão em volta dela! E Deus fez isso naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho” (Juízes 6.36-40).

Se a pessoa for um cristão de verdade, que bom. Mas isso também não basta! Comece, ou melhor, continue a orar para que o Senhor prepare todas as coisas. Faça provas com Deus. Apresente ao Senhor em oração que tipos de gestos seriam necessários para que você tenha plena certeza de que este relacionamento tem a aprovação dEle. Espere e terá a resposta. Creia que Ele é poderoso para dirigir os seus passos em todas as áreas da sua vida “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho” (Salmo 119.105). Lembra-se da prova que Gideão fez com Deus?

 

3. E Se o Namoro Não Der Certo?

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Romanos 12.2).

Se um relacionamento não estiver de acordo com a vontade de Deus, não tente fazer “armação”, nem finja que se confundiu. Não vale apena. O valor a ser pago por uma decisão sem a aprovação divina é muito alto. Não se esqueça que Deus tem o melhor para você. Não é uma decisão fácil, mas a vida não é feita só de escolhas simples. Muitas vezes precisamos renunciar vontades e desejos para atender ao que de Deus quer “E Jesus disse aos discípulos: — Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe” (Mateus 16.24). E nunca esqueça que a vontade Deus para você é boa, agradável e perfeita.

 

4. Resposta Positiva!

Agora, se você tem a certeza da aprovação de Deus, busque também o Val dos seus pais. É isso mesmo! Parece complicado, mas o namoro abençoado tem que ter a aprovação da família! Mas faça tudo isso em oração, buscando a vontade de Deus. Se Deus não aprovar que vocês estejam juntos, numa relação aprovada por Ele, significa que tem algo muito melhor para vocês. Espere no Senhor, sempre!!!

 

CUIDE-SE

Além do ficar ser pecado, ainda pode ter conseqüências terríveis; no ficar são comuns os beijos, aliás, para alguém o ficar é simplesmente uma troca de beijos em um encontro. Aí está o perigo de sair beijando um e outro: primeiro correm o risco de pegarem uma “fama” nada agradável; e segundo estarem sujeitos a contraírem doenças...

Segundo os especialistas, o beijo pode transmitir algumas doenças. E não são poucas, não. Quer saber quais são?

1. Cárie. Você sabe muito bem o que é, não é?

2. Gengivite. Doença que atinge as gengivas! Ela faz com que as gengivas fiquem inchadas, vermelhas e até sangrem, em alguns casos.

3. Amidalite bacteriana. É a infecção das amídalas. Com a infecção, você sente dores fortes na garganta e febre.

4. Mononucleose. É transmitida por um vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe, mas depois aparecem outros, como dor na garganta e cansaço.

5. Herpes labial. Aquelas formosas bolinhas na boca. Ao beijar alguém que esteja com elas, você corre o risco de pegar a doença.

6. Hepatite. É... Hepatite mesmo! Aquela doença que atinge o fígado. Existem três tipos de hepatite: Tipo A, Tipo B e Tipo C; todas podem ser transmitidas através do beijo.

7. Sífilis. Essa é uma doença grave, que pode comprometer diversos órgãos como: pele, olhos, ossos, Sistema Nervoso e o Sistema Cardiovascular. Não é comum, mas pode ser transmitida por meio do beijo. Além desses casos, não se esqueça de que a afta é um tipo de ferida na boca. Ou seja, uma porta escancarada para a transmissão de varias doenças.

 

Bibliografia:

Só Para Meninas – Eveline Ventura

Dicionário Aurélio

Sistema de Biblioteca Digital Libronix

Bíblia Sagrada NTLH

Namorar, ficar ou transar?Silvia Oliveira Nocetti

Editado e compilado por FÁBIO PEREIRA COLAÇO